quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vida Nova - Dante Alighieri


Vita Vuova  - I

Em cada alma gentil, presa de ardor,
Que tomar ciência do dizer presente,
P’ra que me escrava parecer urgente,
Saúdo o seu senhor, isto é amor.

Eram três horas e um fatal fulgor
Havia em cada estrela resplendente,
Quando surgiu Amor subitamente,
Cuja essência lembrar me dá horror.

Alegre Amor me parecia, tendo
Meu coração; e nos seus braços ia,
Envolta, minha amada adormecendo.

Quando a acordou, do coração ardendo,
Medrosa, humildemente ela comia;
E ele chorava, desaparecendo.

Dante Alighieri

Vide Cor Meum

                  Vide Cor Meum  Veja meu coração

                 E pensando di lei  E pensando nela
    Mi sopragiunse uno soave sonno  Um doce sono me domina

                  Ego dominus tuus  Eu sou seu Mestre
                     Vide cor tuum  Veja seu coração
             E d’esto core ardendo  E este coração flamejante
                          Cor tuum  É o seu coração
                
                     Lei paventosa  Ela treme

                  Umilmente pascea  Obedientemente come
Appresso gir Io ne vedea piangento  Em prantos, vejo-o e renuncio a ele

           La letizia si convertia  A alegrigria é cervertida
              In amaríssimo pianto  Nas mais dolorosas lágrimas

                   Io sono in pace  Eu estou em paz
                          Cor meum  Meu coração
                   Io sono in pace  Eu estou em paz
                     Vide cor meum  Veja meu coração
Patrick Cassidy

Nenhum comentário:

Postar um comentário